quarta-feira, novembro 30, 2005

a união faz a força para um futuro melhor

Como fica claro, desta fusão de concelhos (e freguesias) o distrito passaria dos actuais 15 para apenas 4 concelhos. O mesmo será dizer: de 15 magníficos ordenados presidenciais para apenas 4. E depois as “cortes” de vereadores, e chefes de gabinetes, e adjuntos, e secretários-políticos, e secretárias, e motoristas, seriam significativamente reduzidas. Tal como todas despesas associadas à sua existência.

As freguesias seriam igualmente agregadas o que permitiria reduzir o número de autarcas, poupando-se dinheiro e ganhando-se eficácia.

Mas o que verdadeiramente interessa é constatar que um concelho de 24 ou 35 mil habitantes tem um peso político e reivindicativo muito maior do que outro de uns magros 3 mil.

Deixando para trás atávicos sentimentos eminentemente materialistas e clientelismos impensáveis numa qualquer sociedade culta, é urgente maximizar capacidades de estratégia, gestão e liderança.
Só assim é possível avançar para um futuro melhor!
Depois, que diferenças culturais, ou outras, existem entre os habitantes do concelho de Avis e de Ponte de Sôr ou de Alter do Chão, de Fronteira e Sousel, que possam ditar rivalidades inconciliáveis?

Seria talvez o princípio para uma melhor Regionalização: feita de baixo para cima! Tal qual se constrói uma casa!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo consigo e nem é a branco e preto, é a cores! Efectivamente a médio prazo haverá freguesias que terão que "fechar" e concelhos que terão de ser aglutinados. É certo que vais custar, por força de certos senhores que julgam que as regalias que usufruem o são a título perpétuo. Oxalá ainda cá estejamos para ver!

11:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

dúvido q tal resulte...
é q vivemos num país onde ainda se mata pela propriedade de um riacho ou mais 5m² de terra...
será desta a guerra cívil?

9:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tudo deve ser reduzido . . . Entao o desemprego??????Quantas familias ficavam sem sustento?Quem tem teorias a pretoebranco nao consegue ver o outro lado da moeda...é a tal que enferruja!!!

9:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois é. E depois os Nunos Chineses e a mulher, os 15 primos, o pai, a tia, os Manéis Marias e as sobrinhas e a mulher. Aquela sra do Alcórrego que dá consultas sobre saúde e o marido que também lá trabalha e todos os outros tachistas que nunca fizeram nada na vida? Temos que ter em consideração esta fatia activa da sociedade portuguesa.

11:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home